Não só de hits atuais se sobrevive na quarentena: “Paciência” e “O dia que a Terra parou” dividem ranking de músicas mais compartilhadas globalmente no instagram junto com “Rajadão” e “Girassol”

Dados da Deezer e LyricFind durante este período delicado revelam que apesar de receosos ainda tentamos permanecer positivos

“Quem caiu vai levantar e a gente vai vencer / Sofrimento acabar e o amor vai crescer”. Estes são versos de “Rajadão”, de Pabllo Vittar, a música mais compartilhada da Deezer no Instagram globalmente durante a quarentena. A música é um pop da drag brasileira sobre passar por maus momentos e vencer no final.

Ainda no topo, em quinto lugar está “Girassol”, uma canção gospel cantada por Priscilla Alcantara e Whindersson Nunes, que aborda o delicado tema da depressão, por meio de trechos como: “Que eu seja todo dia como um girassol /

De costas pro escuro e de frente pra luz”.

Estas foram algumas das descobertas no levantamento que a Deezer fez para descobrir se as letras mais vistas e as faixas mais compartilhadas durante este período (1° de março até 15 de abril) estavam refletindo nossas emoções atuais. Quando observamos as 20 músicas mais compartilhadas globalmente, 11 são brasileiras – e carregadas de significados.

A lista é bem eclética: a 18ª mais compartilhada é uma canção antiga, porém repleta de poesia sobre esse momento que enfrentamos. Apesar de gravada em 1977, “O Dia Que a Terra Parou”, de Raul Seixas, está mais atual do que nunca e nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos e as situações pelas quais passamos.

Mas nem tudo é melancolia. As pessoas também estão usando as músicas para se manterem positivas e esperançosas durante a quarentena. Os dados mostram que os ouvintes estão procurando faixas reconfortantes: na 19ª posição, está “Paciência”, canção de Lenine do ano de 1999 – um clássico que para muitos representa paz e calmaria.

“Não há como negar que existe realmente uma música para todas as situações que enfrentamos na vida. Esteja você se sentindo sozinho, tentando não se preocupar ou querendo se animar, há uma letra de música por aí que descreve perfeitamente como você se sente. É ótimo ver os fãs de música usando uma variedade de métodos, incluindo procurar letras e compartilhar faixas online, para ajudá-los a sobreviver nessa difícil situação de quarentena”, conta Adam Read, editor musical da Deezer no Reino Unido e na Irlanda.

Mais compartilhadas no Brasil

No Brasil, o ranking das mais compartilhadas nos stories do Instagram (considerando a data de 01 de março até 30 de abril) conta com as já citadas anteriormente em seu top 20: “Rajadão” segue na liderança no Brasil, e Girassol caiu apenas uma posição, é a 6ª mais compartilhada no país. Mas além dessas, lançamentos dos últimos dias já protagonizam a lista.

O segundo lugar é da canção “Me conta da tua janela”, recém lançada pelo duo Anavitória e que traz a temática de isolamento: “Me conta da tua janela / E me diz que o mundo não vai acabar”.

“As letras nos ajudam a encontrar maneiras de nos relacionarmos com nossos próprios sentimentos e experiências. Durante esses tempos incertos, estamos felizes em ver os fãs de música encontrarem conforto, inspiração e energia também em músicas mais positivas e animadoras”, acrescentou Catherine Fournier, diretora. de Marketing na LyricFind.

Se você segue em busca de inspiração musical durante a quarentena, confira o canal “Vida em Casa”, que está repleto de playlists e podcasts relacionados com a vida em isolamento, tanto para se informar, quanto para relaxar e descontrair. Aproveite também que a Deezer está oferecendo 3 meses grátis nos seus planos Premium e Family para novos usuários.

Sobre a Deezer

A Deezer conecta 16 milhões de fãs de música ativos mensalmente de todo o mundo com mais de 56 milhões de faixas. Disponível em 180 países em todo o mundo, a Deezer dá acesso imediato ao mais diverso catálogo de streaming de música em qualquer dispositivo. A Deezer é o único serviço de streaming de música com Flow, uma trilha sonora personalizada com suas músicas mais queridas e novas recomendações baseadas em dados algoritmos e nas sugestões dos nossos editores de música. Baseado em um algoritmo proprietário intuitivo e criado por pessoas que amam música, é o único lugar para ouvir as suas músicas em uma trilha sonora ilimitada com novas descobertas sob medida para você. Deezer está disponível no seu dispositivo preferido, incluindo smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia em carros, Smart TV ou console de videogames.

Fazendo a música acontecer desde 2007, a Deezer é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris e escritórios em São Paulo, Londres, Berlin, Miami, Dubai e em outros lugares do mundo. Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web em deezer.com