TUDO EM FAMÍLIA: ESTUDO DA DEEZER REVELA COMPORTAMENTO MUSICAL ENTRE GERAÇÕES

Streaming divulga quais as músicas mais ouvidas pelos jovens brasileiros

 

O aumento do uso do streaming e das novas tecnologias evoluíram na maneira como as diferentes gerações passaram a descobrir e se envolver com música, principalmente as mais jovens. Um estudo encomendado pela Deezer neste ano, que contou com a participação de mais de 2,000 pessoas, revelou que apesar dos membros de uma mesma família compartilhar diversos hábitos, existem algumas diferenças notáveis ao consumir música.

Por exemplo, 40% dos jovens da Geração Z (nascidos a partir dos anos 2000) descobrem novas músicas principalmente por meio dos aplicativos de streaming – e apenas 15% da geração Baby Boomer (nascidos entre 1945 e 1960) descobrem música dessa maneira. Outro comportamento relevante entre as gerações é a maneira como descobriam novas músicas quando crianças. As pessoas da Geração Y (nascidos entre 1960 e 1980) costumavam encontrar novas bandas e cantores por meio do rádio – e a Geração Z descobria novas músicas quando criança ao assistir filmes e TVs.

O estudo também mostra que a família tem um enorme impacto quando se trata de influência musical, com 23% da Geração Z dizendo que irmãos são uma grande influência em relação aos artistas que gostam e não gostam, já para quase 20% da Geração Y o crédito fica para seus filhos. Além disso, 48% dos entrevistados de todas as gerações disseram que ninguém na família tem mau gosto para música.

 

COMPORTAMENTO BRASILEIRO

Pensando neste cenário de comportamento por gerações, a Deezer buscou em sua base de dados o ranking das músicas mais ouvidas por adolescentes com idade entre 13 e 17 anos, e jovens de 18 a 24 anos, das principais capitais brasileiras entre maio e junho de 2017.

Analisando os dados por capital brasileira, o streaming descobriu que a música ‘Shape of You’, de Ed Sheeran, é a que fez a cabeça dos jovens e adolescentes das cidades de Belo Horizonte, Campo Grande e Rio de Janeiro. A música também é sucesso absoluto entre adolescentes de 13 a 17 anos das cidades de Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Rio Branco, Salvador, São Paulo e Vitória.  

Já ‘Despacito’, de Luis Fonsi, que bateu todos os recordes dentro da Deezer, é a música mais ouvida pelas duas faixas etária nas cidades de Aracaju, Boa Vista, Natal, Porto Velho, Recife e Teresina. O hit também esteve em primeiro lugar para jovens de 18 a 24 anos das cidades de Curitiba, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre e Salvador.

O hit ‘Olha a Explosão’, de Mc Kevinho, ficou em primeiro lugar entre todas as faixas etárias nas cidades em Belém, Brasília, Cuiabá, Goiânia, Macapá, Maceió e São Luís – além disso, também foi a favorita dos jovens de João Pessoa, Vitória, Rio Branco e São Paulo.  

 

Análise por região

REGIÃO CENTRO-OESTE

Ao olhar os dados dedicado à região centro-oeste, a Deezer descobriu que o primeiro lugar entre os jovens e adolescentes ficou para a música ‘Olha a Explosão’, de MC Kevinho, seguida de ‘Shape of You’, de Ed Sheeran e ‘Deu Onda’, do MC G15.


REGIÃO SUDESTE

Ao olhar os dados dedicado à região sudeste, a Deezer descobriu que o primeiro lugar entre os jovens e adolescentes ficou para a música ‘Shape of You’, de Ed Sheeran, seguida de ‘Olha a Explosão’, de MC Kevinho, e ‘Despacito’, de Luis Fonsi.


REGIÃO NORTE

Ao olhar os dados dedicado à região norte, a Deezer descobriu que o primeiro lugar entre os jovens e adolescentes ficou para a música ‘Despacito’, de Luis Fonsi, seguido de ‘Olha a Explosão’, de MC Kevinho, e ‘Shape of You’, de Ed Sheeran.


REGIÃO SUL

Ao olhar os dados dedicado à região sul, a Deezer descobriu que o primeiro lugar entre os jovens e adolescentes ficou para a música ‘Shape of You’, de Ed Sheeran, seguido por ‘Despacito’, de Luis Fonsi e ‘Olha a Explosão’, de MC Kevinho.

REGIÃO NORDESTE

Ao olhar os dados dedicado à região sul, a Deezer descobriu que o primeiro lugar entre os jovens e adolescentes ficou para a música ‘Despacito’, de Luis Fonsi, seguido de ‘Olha a Explosão’, de MC Kevinho, e ‘Shape of You’, de Ed Sheeran.