Bregafunk tem tudo para bombar no verão e carnaval e é a aposta para 2020

Confira as sugestões feitas por editores musicais da Deezer de estilos e artistas para ficar de ouvido ligado no novo ano

Na imagem da playlist: Mc Kevinho, Mc Jottapê e Dadá Boladão

Pode ir na batida mais suingada e acelerada neste início de ano porque é assim que 2020 promete ser: verão e carnaval regados ao bregafunk. Pelo menos é este o cenário analisado pelos editores musicais da Deezer no Brasil; que acreditam no ritmo pernambucano como a grande aposta de crescimento em 2020. 

O estilo, que mais que música é um movimento cultural nascido na periferia de Recife, ganhou notoriedade com “Envolvimento”, de Mc Loma. O hit do carnaval de 2018 trouxe a assinatura bregafunk e fez o nome, antes mais conhecido no Nordeste, ganhar notoriedade.

Não é à toa que o próximo hit nacional pode vir com o ritmo acelerado que marca do som de paredão, como também é conhecido em referência às paredes de caixas de som ou aos porta-malas de carro: “O bregafunk tem tudo pra bombar no verão e no Carnaval”, acredita Romar Satler, editor musical da Deezer. O estilo citado foi unânime e é também a aposta do início dos outros dois editores do streaming global de música que fazem curadoria no Brasil: Pollyana Ferreira e Vithor Reis.     

Mas não é só de verão que se faz um ano, e nem só de bregafunk. Pelo menos não na Deezer.  Há muito espaço para outros gêneros e estilos conquistarem os ouvidos durante 2020. “O piseiro ou pisadinha é um movimento que começou a romper as fronteiras do Nordeste e já está ganhando espaço em várias regiões”, aposta de Pollyana. Já para Romar pode haver aumento de um gênero com uma pegada mais leve e que teve Ferrugem como destaque no ano passado: “O pagode também tende a seguir o crescimento, ainda mais com as parcerias feitas em 2019 com artistas do sertanejo/pop, ampliando onde o gênero pode chegar”, diz o editor.

Confira nomes de artistas para ficar de ouvido atento em 2020, além daqueles já consagrados: 

Sertanejo: Hugo & Guilherme, Lauana Prado, Guilherme & Benuto; Juan Marcus & Vinicius; Avine Viny (Forró + Sertanejo.
Forró: Jonas Esticado, Rai Saia Rodada, Luan Estlizado, Os Barões da Pisadinha, Zé Vaqueiro.
Funk: Pedro Sampaio 
Música Brasileira: MC Tha, Potyguara Bardo
Rap: Hot & Oreia
Pop: Urias, Giulia Be, DAY
Pagode: Vitinho  
Rap internacional: Megan Thee Stallion 
Alternativa Internacional: Clairo