Deezer apresenta Mozart Recomposed com a participação do instrumentista brasileiro André Mehmari

  • O projeto apresenta 12 faixas inéditas e exclusivas com reinterpretações de composições de Mozart por grandes nomes da música clássica contemporânea 
  • Segundo levantamento realizado pela plataforma, o número de streams de músicas clássicas e de concerto foram multiplicados por 10 nos últimos cinco anos

Pianistas mundialmente reconhecidos de diversos países celebram um dos compositores mais famosos da história com novas interpretações das obras-primas de Mozart. Doze instrumentistas deram vida aos clássicos do artista em regravações com arranjos inéditos para o “Mozart Recomposed” da Deezer. O novo álbum, lançado no Dia Internacional do Piano, celebrado em 29 de março, está disponível exclusivamente na plataforma, dentro da série “Originais”.

Entre os nomes escolhidos para dar novas roupagens para as melodias do austríaco, está o brasileiro André Mehmari, que além de pianista, é também arranjador, compositor, multi instrumentista e foi apontado como um dos mais originais e completos músicos da cena nacional atual. O artista entregou uma versão da ópera “Le nozze di Figaro”, que foi gravada na Sala São Paulo.

Assim como André, cada um dos outros escolhidos refez uma composição original de Mozart a sua escolha. Por exemplo Sofiane Pamart, uma das principais artistas de música de concerto na Deezer em 2021, que entrega uma performance impressionante de “Requiem in D minor” em uma reformulação minimalista que acentua a grandiosidade da obra-prima inacabada do austríaco. Outro caso é a pianista, compositora e produtora Chloe Flower, que recebeu aclamação internacional após sua apresentação em 2019 com a Cardi B no GRAMMY, reimaginou “Forever Be (Solemn Vespers)”. Para a recomposição, Chloe adicionou seu próprio estilo ‘popsicle’ para dar à melodia de Mozart uma sensação romântica e lírica.

Segundo Nigel Harding, vice-presidente de relações com artistas da Deezer, desde o final do século 18 até hoje, os compositores mais brilhantes resistiram ao tempo e continuaram a nos comover de novas maneiras até os dias de hoje. “Wolfgang Amadeus Mozart é talvez o compositor mais reconhecido da história, cuja música teve um impacto tremendo em nossa cultura ao longo de séculos. Esse Deezer Original foi pensado seguindo essa tradição, entregando ao público novas interpretações feitas pelos melhores pianistas da atualidade. Esperamos que esta colaboração abra caminho para que novos ouvintes conheçam a música de Mozart e que fãs de longa data apreciem sua genialidade sob uma nova luz”, explica.

Covers inovadores de artistas contemporâneos para um novo público

Segundo levantamento realizado pela Deezer, o número de streams de músicas clássicas e de concerto foram multiplicados por 10 nos últimos cinco anos. Além disso, foi observado um rejuvenescimento do público desse gênero, uma vez que as reproduções feitas pelos usuários da faixa etária de 18 a 25 anos aumentou 14,5% em dois anos, o que mostra um interesse das novas gerações. Desse modo, “Mozart Recomposed” vai ao encontro dessa tendência, se aproximando desse público por meio das interpretações.

Ao todo, a Deezer reuniu artistas vindos da França, Alemanha, Inglaterra, Brasil e Estados Unidos. As seis mulheres e os seis homens que participaram de “Mozart Recomposed” deram nova roupagem às composições do austríaco e trouxeram versões à melhor moda neoclássica, que utiliza pequenos grupos instrumentais em vez de grandes orquestras.

Conheça os 12 artistas que compõem o Mozart Recomposed:  

André Mehmari – Tu Que Sabes (Le nozze di Figaro)

Sofiane Pamart – REQUIEM (Lacrimosa from Requiem in D)

Olga Scheps – Aria Variation (The Magic Flute)

Chilly Gonzales – Menuetto Gonzissimo (Symphony No. 25)

Chloe Flower – Forever Be (Solemn Vespers)

Alban Claudin – Angelic Waves (Piano Concerto No. 21)

Belle Chen – Evening Garden (Don Giovanni)

Dirk Maassen – Mozart Adagio Variation (Piano Concerto No. 23)

Marina Baranova – Homeland (Piano Concerto No. 27) 

Guillaume Ferran – Dies Irae (Requiem) 

Olivia Belli – Threnody (Piano Sonata No. 16) 

Valentina Lisitsa – Minor Fantasy (Fantasy in D Minor)  

E aí, ficou curioso para saber como ficaram as versões atuais dessas composições históricas? Acesse agora a playlist “Mozart Recomposed”, exclusiva na Deezer, para viver essa experiência. Além disso, aproveite também para conhecer todo o universo da plataforma dedicado à música clássica, incluindo playlists temáticas, podcasts sobre o tema, os últimos álbuns clássicos e playlists 100%, para mergulhar na discografia de artistas clássicos e emblemáticos.

– FIM – 

Nota para o editor:

Para embedar o material em seu site é só usar o player de widget online da Deezer clicando aqui.

O widget permite que você crie e personalize rapidamente um código de incorporação para colar no código do seu site.

Sobre a Deezer

A Deezer conecta fãs de música em todo o mundo com mais de 90 milhões de faixas, bem como rádios ao vivo e podcasts. Deezer está disponível em mais de 180 países pelo mundo e é o único serviço de streaming de música com Flow, uma trilha sonora personalizada com suas músicas mais queridas e novas recomendações baseadas em dados algoritmos e nas sugestões dos nossos editores de música. Baseado em um algoritmo proprietário intuitivo e criado por pessoas que amam música, é o único lugar para ouvir as suas músicas em uma trilha sonora ilimitada com novas descobertas sob medida para você. Deezer está disponível no seu dispositivo preferido, incluindo smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia em carros, Smart TV ou console de videogames.

Fazendo a música acontecer desde 2007, a Deezer é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris e escritórios em São Paulo, Londres, Berlim, Miami, Dubai e em outros lugares do mundo. Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web. Para saber das últimas notícias sobre a Deezer, basta acessar este link.