Deezer desenvolve primeira solução eco-friendly para consumo de podcasts

Com a nova API, a plataforma de streaming busca reduzir em até 99% o número de emissões de carbono e é a única a oferecer uma alternativa ecológica

Os criadores de podcast agora podem garantir que seus novos conteúdos cheguem aos fãs num piscar de olhos. Isso porque a Deezer está apresentando uma nova Interface de Programação de Aplicações (API) que permite aos provedores de podcast realizar upload de novos episódios e informações para a plataforma imediatamente. Com essa inovação, são eliminados processos de rastreamento de atualizações e solicitações desnecessárias do servidor, reduzindo a emissão de gás carbônico do streaming de podcast, tornando a atividade mais sustentável, consequentemente.  

A Ausha, provedor francês líder no setor de podcasts, por sua vez já embarcou na novidade e é o primeiro a usar a atualização da Deezer. Referência no ramo, a Ausha oferece aos produtores de conteúdo algumas das ferramentas mais avançadas para a transmissão de podcast, assim como divulgação dos programas e análises detalhadas dos dados de reprodução. Com a tecnologia, a companhia francesa espera uma redução de 89% no número de solicitações dispensáveis ao servidor.

A Deezer e a Ausha avaliam que esse método de consumo de podcast era responsável por gerar 48 toneladas de carbono por ano. Com a atualização do fluxo de RSS – isto é, do formato de distribuição das informações em tempo real na internet -, estima-se que as companhias reduzirão em 99% o número de emissões de carbono. Além disso, o esperado é que com o novo recurso, a redução de energia gasta com solicitações do servidor caiam em 86%

Com a API anterior, a plataforma da Deezer realizava a atualização dos podcasts a partir do rastreio de um grande número de servidores de podcast. Isso significa que mesmo quando os programas não tinham novos episódios, eles ainda precisavam ser incluídos nas solicitações do servidor. Como resultado, geralmente era gerado um atraso entre o lançamento do novo episódio e o aparecimento dele no aplicativo.

“Queremos que a Deezer continue a ser eficiente e cada vez mais sustentável. Estamos sempre em busca de soluções que tornem as coisas melhores para nossos usuários e parceiros, enquanto reduzem custos, tempo e gastos de energia. Nesse caso, conseguimos acelerar as atualizações de episódios de podcast na Deezer usando uma abordagem simples, mas inovadora, e que requer menos recursos” disse Christian Jennewein, Diretor de Engenharia da Deezer. O executivo ainda reforçou que a Ausha tem sido a parceira perfeita neste processo e que agora está um passo à frente do resto da indústria de podcast. “Nossa equipe trabalhará ativamente para garantir que outros provedores de podcast também comecem a usar essa tecnologia. Isso ajudará os ouvintes a desfrutar de seus programas mais rapidamente, reduzindo a emissão de carbono geral de nossa indústria”, acrescentou.

Sobre a iniciativa, Franck Fitoussi, Diretor de Produto da Ausha, destacou sua satisfação com a adoção da nova API. “Nossos valores fundamentais na Ausha sempre foram construir ferramentas fáceis de usar, acessíveis a todos, em uma abordagem eco-responsável. Ao ajudar nossos clientes a publicarem seus podcasts em tempo real, também estamos fazendo o planeta se sentir melhor. O sistema  produzido em colaboração com a Deezer reduzirá drasticamente a quantidade de carbono usado em nossa indústria, ao mesmo tempo que elimina todos os processos de espera para publicação. É o melhor dos dois mundos”, contou.

A nova API de podcast da Deezer está disponível para todos os nossos provedores de podcast. Hoje, a Deezer é a única empresa no mundo a oferecer uma maneira mais ecológica e rápida de levar podcasts aos ouvintes.