Deezer lança novo podcast original com a atriz e escritora Fernanda Torres

Em A Playlist Da Minha Vida, personalidades nacionais revelam memórias de infância e juventude por meio de suas músicas preferidas

Se você pudesse escolher as músicas que marcaram a sua história, quais seriam elas? Em A Playlist Da Minha Vida, novo podcast original da Deezer, a atriz Fernanda Torres conversa com personalidades da música, do cinema, da literatura, da ciência e da política para poder descobrir suas memórias mais profundas – mas não por meio de uma conversa trivial, e sim por uma playlist com as 12 músicas que mais marcaram a vida de cada um. O programa estreia dia 03/02 (sexta-feira), na plataforma da Deezer, com novos episódios toda sexta-feira. O trailer estará disponível a partir do dia 27/01.

“Atualmente, sinto todos muito presos ao que acontece agora, ao problema do agora… raramente a gente se permite pensar de uma maneira afetiva sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo. O convite para pensar nas músicas que marcaram a nossa história é uma porta aberta para refletir justamente sobre nossas questões existenciais”, diz Fernanda Torres, que marca sua estreia no mundo dos podcasts. 

“Foi incrível fazer esse programa. O áudio é muito generoso: ele te isola do mundo ali, mas você pode fazer as coisas, pode cozinhar, correr, malhar – você pode viver sendo alimentado por aquele áudio. E no caso desse podcast, ele é uma mistura muito incrível de música com história, né? Tem muita coisa sobre o Brasil, porque de certa forma estamos falando com pessoas que fizeram o país nos últimos 50 anos, então é também uma maneira de revisitar nossa memória coletiva. A história, a moda… enfim, é uma bela mistura de música com entrevista. O que mais podemos querer?”, diz a atriz.

Todas as entrevistas foram gravadas remotamente por meio de um aplicativo em que só era possível ouvir as vozes, sem imagens. Assim, a conversa acabou ganhando “uma aura de divã, de sessão de terapia”, e isso foi proposital, segundo Laura Capanema, Gerente de Podcasts da Deezer e diretora do programa. “Tem mais de um ano que estamos mergulhados – e totalmente apaixonados – por esse projeto. Foi muito forte aprofundar na vida de cada um dos entrevistados por meio de suas próprias playlists. Todos aprendemos muito, tanto sobre cada uma dessas pessoas, quanto sobre música em geral, porque sempre havia surpresas nas escolhas que, por sua vez, acabavam trazendo explicações ainda mais surpreendentes. Espero que o público se divirta e se emocione tanto quanto nós”, diz Laura, que também chama atenção para a inovação do formato. “Pra mim esse projeto é mais uma experiência sonora do que um podcast por si só. Me lembra um audioguide de museu, pois traz muita emoção. São os protagonistas narrando suas próprias histórias permeadas por músicas que trazem drama, suspense, alegria e tristeza, dependendo do momento”, completa. 

O episódio de estreia, com o cantor e compositor Marcelo D2, não foi escolhido por acaso. “Todos choramos com as histórias do D2 e aprendemos demais com suas escolhas musicais. Esse episódio é forte e vai conversar com muita gente, não só com seus fãs ou admiradores. A história de vida dele revela um Brasil”, completa Laura. 

A primeira temporada já tem 15 episódios gravados. Entre as personalidades, estão as cantoras Mart’nália, Marisa Monte e Pabllo Vittar, o cantor e compositor Gilberto Gil, o neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro, o compositor, produtor musical e jornalista Nelson Motta, a professora e youtuber Rita Von Hunty e o médico Dráuzio Varella. “As entrevistas mergulham nas memórias de infância e adolescência de todos eles, o que fez com que a gente se aproximasse muito. A sensação que eu tinha, ao final de cada programa, foi de ter ganhado novas relações. Muitos deles eu já conhecia e já tinha alguma proximidade, mas hoje me sinto ainda mais íntima. Ganhei mesmo novos amigos”, diz Fernanda Torres.

As playlists de cada entrevistado serão disponibilizadas na plataforma da Deezer após a publicação de cada programa, para que o público possa salvar e ouvir com calma as escolhas de cada entrevistado.

*Fotos em alta podem ser encontradas nesse link.

*****

Sobre a Deezer

A Deezer é uma das maiores plataformas independentes de streaming de música do mundo, com mais de 90 milhões de faixas disponíveis em 180 países, fornecendo recursos diferenciados no setor, como qualidade de áudio HiFi e uma tecnologia de recomendação inovadora. Considerada a Casa da Música, reúne artistas e fãs em uma plataforma mundial para expandir o acesso à música por meio da tecnologia. Fundada em 2007, em Paris, a Deezer é hoje uma empresa global com uma equipe de mais de 600 pessoas, com sedes na França, Alemanha, Reino Unido, Brasil e Estados Unidos, todos unidos por sua paixão por música, tecnologia e inovação. A Deezer está listada no Segmento Profissional da Euronext Paris (Ticker: DEEZR. ISIN: FR001400AYG6) e também faz parte do recém-criado segmento Euronext Tech Leaders, dedicado a empresas europeias de tecnologia com alto crescimento, e seu índice associado.

Para as últimas notícias e atualizações sobre a Deezer, clique neste link.

***