Dia internacional do podcast: confira dicas e truques para passar horas ouvindo os seus favoritos

Levantamento da Deezer mostra aumento global de 116% no consumo de podcasts

Podcast é o “novo normal” do entretenimento. Seu consumo mais que dobrou neste ano na Deezer. Globalmente, o crescimento foi de 116% quando comparado julho de 2020 ao mesmo mês do ano passado. E para comemorar o dia internacional do podcast nesta quarta-feira, 30, a plataforma de streaming levantou uma série de dicas e truques para você passar horas ouvindo seus programas preferidos. 

Dentre este aumento, espiritualidade e cursos de idiomas são os gêneros que entraram no top 10 global. Apesar disso, comédia é o gênero #1 em três mercados: França, Brasil e América Latina. 

A garotada abaixo de 18 anos foi o público que mais cresceu – um aumento de 246% de um ano para outro. Entre 18 e 25 anos, também houve um crescimento expressivo, 89%. Mas não importa a sua idade ou os temas preferidos, com as dicas abaixo sua experiência será ainda mais prazerosa.

Confira:

1 – Cinco minutinhos: tem alguns minutos até chegar ao seu destino? Organizamos nossos podcasts por duração, para que você possa encontrar o episódio perfeito para preencher seu tempo. Nossos “Podcasts por duração” incluem todos os programas principais da sua região, divididos em quatro categorias: 10, 20, 30 ou 40 minutos. Quer goste de uma comédia especial ou de uma história de crime verdadeira, escolha um período de tempo e poderá encontrar o episódio perfeito.

2 – Qualidade de estúdio: Os fãs de áudio podem comemorar. Com a opção de equalizar e normalizar seu áudio, você pode otimizar suas configurações para que seus podcasts soem perfeitos. No aplicativo, vá para “Configurações” e depois “Configurações de áudio”. Selecione “Equalizador” e deixe como quiser. Certifique-se de ativar também a configuração “Normalizar áudio”, para manter o volume sob controle. Suas configurações permanecerão as mesmas se você voltar para a música, então experimente para encontrar o equilíbrio perfeito.

3 – Ligações inesperadas: Você sabia que pode retomar automaticamente o programa depois de terminar uma ligação? Em “Configurações”, selecione “Configurações do aplicativo” e logo no topo você encontrará a opção “Retomar música automaticamente após uma ligação”. Este recurso funciona com música e podcasts, então quando você estiver correndo ou andando de bicicleta e receber uma chamada inesperada, você não precisa se preocupar em mexer no telefone.

4 – Pegando no sono: se você gosta de adormecer ouvindo seus podcasts, pode ficar frustrado quando não souber onde parou depois de cochilar. Definir um temporizador significa que você nunca estará muito longe de onde parou. Perto da parte inferior do menu “Configurações”, selecione “Deezer Labs” e depois “Sleep Timer”. Escolha um período de tempo – de um minuto a algumas horas – e você está pronto para dormir!

5 – Topo da lista: classifique seus podcasts para se certificar de que o episódio que você está procurando fique sempre no topo. Clique no seu podcast favorito no aplicativo e selecione as duas setas ao lado da função de pesquisa. Você pode escolher se deseja priorizar o mais recente, o mais antigo, o mais curto ou qualquer outra opção. Para os nossos usuários iOS, também é possível marcar cada episódio como lido ou não lido.

6 – I Heart Deezer: Quanto mais você ouve, mais a gente te entende. Semelhante ao Flow, nossas recomendações de podcast se tornam cada vez mais adaptadas aos seus gostos conforme você ouve e gosta. Tanto “Podcasts para você”, “Seus episódios mais recentes” e “Achamos que você pode gostar” são baseados em seu histórico de audição e favoritos, então continue tocando no botão de coração!

7 – Compartilhamento: se você encontrou um ótimo podcast e deseja conversar sobre ele com todos que conhece, há muitas maneiras de fazer com que eles sintonizem. Para as mídias sociais, você pode compartilhar episódios em postagens, histórias ou mensagens diretas, direto do aplicativo. Mas para algo mais imediato, você também pode enviar episódios por bluetooth e Airdrop para qualquer pessoa nas proximidades. 

8 – Rádios para você: nosso guia Programas não se destina apenas a podcasts. Se você rolar até a parte inferior, também pode encontrar muitas estações de rádio ao vivo com música, notícias, esportes e entretenimento. O rádio está disponível apenas na França, Brasil, Alemanha, Reino Unido, EUA, África do Sul, Espanha, Holanda e Israel.

9 – Faça Você Mesmo: Se nossas dicas e truques o inspiraram a começar seu próprio podcast, não se esqueça de enviá-lo aqui. Basta nos fornecer o seu feed RSS, preencher todas as informações e clicar em “Enviar”. Contanto que você marque todas as caixas técnicas (disponíveis em nossas páginas de suporte), você poderá encontrá-lo no aplicativo em 24 horas! Enquanto você espera, baixe nosso aplicativo Analytics by Deezer. Ele lhe dará uma visão sobre seu público e desempenho, e tem opções de compartilhamento social para que você faça muito sucesso!