Geração Isolamento: brasileiros são os mais ansiosos com a pandemia, aponta pesquisa da Deezer

Durante a quarentena, 2 em cada 3 usuários de streaming do País passou a ouvir pela primeira vez podcasts e audiobooks

Vivemos em um país continental, com diversidade cultural exuberante. Em um momento em que a arte é um refúgio contra a realidade, como estão os brasileiros? Segundo pesquisa da Deezer com mais de 11 mil participantes ao redor do mundo, sendo 2.000 do Brasil, a luta entre a ansiedade e o otimismo, o amor e a solidão, estão mais fortes do que nunca.

No País, e no mundo, é a ansiedade que vem predominando. Entre os brasileiros, 41% afirmaram estar ansiosos, ficando na frente dos demais países participantes da pesquisa. No Brasil, o sentimento obteve mais respostas entre os mais velhos: 44% dos Baby Boomers, 42% dos Millennials e 37% da Geração Z. No entanto, de todas as gerações, esta última é a que se sente mais deprimida, com 12,6% relatando o sentimento.

Apesar do clima de ansiedade, o segundo sentimento mais escolhido para representar o estado de espírito de todos os participantantes foi o de otimismo, mas o Brasil ficou um pouco abaixo da média global (18,3%), com 18% das respostas. Curiosamente, os Baby Boomers brasileiros, apesar de serem os mais ansiosos, são também os mais otimistas, com 24% das respostas. 

Considerando os entrevistados dos oito países participantes da pesquisa, aqueles com renda alta têm quase duas vezes mais chances de consumir conteúdo de áudio para combater a solidão do que aqueles que ganham menos (41% com renda baixa versus 79% com renda alta). No Brasil, 32% dos participantes de baixa renda afirmaram consumir áudio com este objetivo, contra 70% das respostas dos entrevistados de classe alta. Classe média baixa, classe média e classe média alta obtiveram 43%, 45% e 62% das respostas, respectivamente.

No Brasil, 61% dos brasileiros relatam buscar por conteúdos que os ajudem a se manter positivos, como músicas motivacionais e podcasts de auto-ajuda. Para 92%, ouvir música é algo que os ajudam a sentir melhores durante os dias de isolamento e os hits que mais colaboram para a positividade são os deste ano (61%), seguidos daqueles lançados em 2010 (49%).

Há um consenso de que as pessoas estão utilizando as diversas manifestações artísticas e culturais oferecidas neste período como uma forma de lidar com o confinamento. De acordo com a Deezer, pouco mais da metade dos brasileiros (51%) estão ouvindo mais músicas agora do que antes do isolamento – para quatro a cada cinco dos entrevistados, é uma maneira de melhorar o humor. Mais de dois terços (67%) ouvem as canções como entretenimento e distração, e mais de um terço (34%) ouvem as canções justamente para não se sentirem sozinhos e enfrentarem melhor a solidão.

Os brasileiros também têm aproveitado este período para conhecer coisas novas: 43% dos participantes afirmaram ter começado a ouvir audiobooks e podcasts pela primeira vez durante a quarentena. Para a maioria dos entrevistados, esses formatos de áudio ajudam na distração (51% e 48%, respectivamente) e ajudam no aprendizado em novos assuntos (46% e 42%, respectivamente). Mais de um terço afirma (44%) ouvir audiobooks para ter inspiração para fazer mudanças positivas em suas vidas – o mesmo se aplica ao podcast, com 37% das respostas. No mundo houve um aumento de 145% de conexões diárias em podcasts de relacionamento.

Para apoiar os brasileiros nesse período, a Deezer oferece três meses grátis para novos usuários dos planos Premium, Student e Family. Confira aqui

*A pesquisa foi realizada em abril de 2020, com 11.000 pessoas no Brasil, França, Alemanha, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, EUA e Reino Unido.