“It’s Raining Them!”: Sucesso dos anos 80 recebe uma adaptação moderna pela artista e ativista trans Mila Jam

Exclusiva na Deezer, a faixa também recebeu videoclipe e busca, a partir da releitura com gênero neutro na canção, a inclusão e o apoio às pessoas trans e não binárias

Créditos da foto: Coda Galabov (Talker Tailor)

Você provavelmente já escutou o sucesso “It’s Raining Men” interpretado pelas The Weather Girls. O hit se tornou um marco atemporal sendo constantemente lembrado na cultura pop, e pela primeira vez desde a sua criação, não está chovendo apenas homens. Isso porque o clássico dos anos 80 acaba de receber uma adaptação na voz da artista e ativista trans, Mila Jam!

Dessa vez, o hino que também ganhou um videoclipe disponível no YouTube, recebeu o nome de “It’s Raining Them” e visa, por meio da inclusão do gênero neutro no nome e letra da música, mostrar suporte para toda a comunidade trans e de gênero não binário, assim como passar a mensagem de que todos são bem-vindos na pista de dança. 

A nova faixa teve total apoio de Paul Shaffer, compositor do hit de 1982 que entre outras mudanças também adaptou o trecho “Tall, blonde, dark and lean / Rough and tough and strong and mean” (“Alto, loiro, moreno e magro / Áspero e duro e forte e mau”) para “Cool, bold, strong and keen / Proud and loud and here and seen (“Legal, com muita ousadia forte e perspicaz /Com muito orgulho e energia para ter sua existência vista”).

Além das The Weather Girls, o single também já havia sido interpretado com maestria pela britânica Geri Halliwell em 2001, e apesar desses nomes de peso, Mila Jam não fica para trás na performance. Importante defensora dos direitos trans, a artista já conta com Laverne Cox, Angelica Ross e a estrela da 9ª temporada de Drag Race, Peppermint, entre seus fãs. Mila também se tornou viral no ano passado por escrever ‘STOP KILLING US’ em seu corpo para um protesto do Black Lives Matter – em resposta às crescentes taxas de transfeminicídio negro nos Estados Unidos.

Créditos da foto: Coda Galabov (Talker Tailor)

“É uma honra apresentar “It’s Raining Them” à artistas da comunidade LGBTQ+. Acredito que o futuro é nosso, é agora que devemos brilhar. Nem sempre estivemos nesta posição, então acho que é importante contarmos nossas histórias e tirar proveito delas. Eu realmente espero que essa canção ajude mais meus irmãos e irmãs a se sentirem incluídos. Sempre estivemos aqui, não vamos a lugar nenhum e devemos continuar a dançar”, comenta Mila Jam.

Nigel Harding, Vice-Presidente de Marketing Global de Artistas da Deezer, também acrescentou: “Pessoas trans e não-binárias foram marginalizadas ao longo da história, inclusive dentro dos movimentos LGBTQ+. Queremos fazer a nossa parte dando à comunidade uma voz e uma plataforma para ser ouvida. Temos orgulho de apoiar artistas e ativistas incríveis como Mila Jam. Continuaremos a celebrar a música Queer com nosso Canal de Cultura Queer e permaneceremos como aliados e amigos de toda a comunidade.”

Para garantir que as letras de ‘It’s Raining Them’ fossem totalmente inclusivas, a Deezer trabalhou em estreita colaboração com a Gendered Intelligence, uma instituição de caridade que busca conscientizar a população sobre questões ligadas a diversidade de gênero, e também busca melhorar a qualidade de vida de pessoas trans. Por meio desta  parceria, a Deezer também queria garantir que retribuiria à comunidade e se comprometeu a doar toda a receita de streaming de “It’s Raining Them” para a entidade durante o período de um ano. O serviço de streaming global também fornecerá publicidade gratuita no aplicativo para a instituição de caridade, para seus usuários gratuitos, com o objetivo de aumentar a conscientização e encorajar doações.

“A Gendered Intelligence está bastante entusiasmada por trabalhar com Deezer e Mila Jam em ‘It’s Raining Them’. Aumentar a consciência sobre identidades não binárias é muito importante e cada vez mais pessoas estão reconhecendo como é vital respeitar os pronomes das pessoas. Estamos extremamente gratos que os lucros desta música serão direcionados de volta para nossas comunidades trans e não binárias. É importante que, por meio da cultura pop, possamos evoluir continuamente para englobar a diversidade de gênero e trabalhar para que todos se sintam inclusos e vistos. Estamos orgulhosos de estar envolvidos nesta faixa que é um hino e esperamos que pessoas não binárias e pessoas trans possam tocar alto e com orgulho, ao lado de todos e todas”, conta Jay Stewart, Executivo-Chefe do Gendered Intelligence.

Além disso, o lançamento da faixa é parte do compromisso mais amplo da Deezer com a comunidade LGBTQ+. No início deste ano, a Deezer lançou o Canal de Cultura Queer, que homenageia artistas e criadores queer com playlists personalizadas, recomendações de podcast e sessões gravadas ao vivo. “It’s Raining Them” assumirá a responsabilidade de ser a faixa principal do canal, com Mila Jam fazendo a curadoria de sua própria playlist dedicada a artistas trans e não binários. A Deezer também colocou um foco maior em performers, compositores e cantores não binários, bem como em pessoas trans, incluindo nomes como Mykki Blanco, Christine and the Queens, Arca, Kim Petras, Sophie e Teddy Geiger.

Quer ver como ficou a nova versão da icônica canção oitentista? ‘It’s Raining Them’ de Mila Jam está disponível na Deezer, e o videoclipe pode ser conferido no YouTube da cantora.