No Dia Internacional da Mulher, Deezer apresenta em o “Jogo de Cartas” a história do Lobby do Batom, marco histórico na luta pelos direitos femininos no Brasil

Série original produzida pela Deezer em parceria com a Rádio Novelo e o Instituto Update, investiga a histórica participação feminina na Constituição de 1988 e debate a atuação das mulheres no passado e no presente da nossa democracia

A luta por uma sociedade mais justa e igualitária não é assunto novo, é algo que já percorre um longo caminho e que em 1917, ganhou uma base para se apoiar com a criação do Dia Internacional da Mulher

Sabendo de todas as dificuldades em se fazerem ser ouvidas, há 35 anos, surgia um grupo de mulheres que transformaria para sempre o futuro dos direitos femininos no Brasil. O chamado Lobby do Batom contava com ativistas e legisladoras que se mobilizaram na “Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes” para modificar a realidade – e emplacar reivindicações de equidade de gênero na Constituição de 1988. 

No documento, idealizado entre 2 mil mulheres, os pedidos eram revolucionários para a época e incluíam avanços como: o aumento de direitos civis, econômicos e sociais; igualdade jurídica entre homens e mulheres; licença-maternidade de 120 dias; o direito de serem donas de suas próprias terras e a igualdade de direitos e responsabilidade familiar.

Com 7 episódios, Jogo de Cartas, podcast original da Deezer produzido pela Rádio Novelo em parceria com o Instituto Update, destrincha essa história com um storytelling envolvente que, por meio de relatos e memórias, coloca as mulheres da época como protagonistas daquele período. Em formato narrativo, a série ressignifica a importância da participação feminina em espaços políticos e reforça o papel das mulheres em transformar a realidade.

A apresentação é de Beatriz Della Costa, cientista social e co-fundadora do Instituto Update, em parceria com a jornalista Vitória Régia da Silva. A equipe de produção, formada por profissionais da Rádio Novelo, da Deezer e do próprio Instituto Update, contou com mais de 30 profissionais – a maioria mulheres –, entre roteiristas, coordenadoras e pesquisadoras sobre política e questões de gênero. 

Para Beatriz, que além de apresentadora também é uma das idealizadoras do projeto, um dos maiores desafios das mulheres na política é a invisibilidade de suas ações e realizações. “Não é coincidência que sabemos muito pouco ou quase nada sobre como os direitos que usufruímos são produtos da luta, tática, estratégia e articulação de centenas de mulheres. No Instituto Update acreditamos que, para construir futuros igualitários, devemos ser capazes de imaginá-los. E esse podcast tem esse objetivo: contar uma história do passado para explicar o presente e construir um futuro em que as mulheres são protagonistas e lideranças inquestionáveis para a democracia brasileira. A partir de uma narrativa cativante, conhecemos como elas foram capazes de driblar um sistema criado para não enxergá-las”, explica.

Para Laura Capanema, Gerente de Podcasts e Audiobooks da Deezer no Brasil, o lançamento deste projeto é uma conquista. “Temos uma admiração e um respeito enorme tanto pela Novelo quanto pelo Update, e selar essa parceria foi uma conquista para nós. Esse podcast contou com a participação de muitas mulheres e levou mais de um ano para ser produzido. Foi tudo muito bem pensado, analisado e editado, com todo cuidado e dedicação. Estamos muito felizes de poder jogar essa história, que é tão importante para a nossa política e para nossas mulheres, no mundo”, diz.

“Esse lançamento é mais um passo da Deezer na produção de projetos com relevância, especialmente em um contexto onde novos conteúdos são lançados todos os dias nas redes sociais. Lançar um podcast com a Rádio Novelo é algo que sempre esteve no topo da nossa lista de desejos. Este, em especial, pois resgata um recorte tão importante da história do Brasil e também conta com a maestria do Instituto Update. O resultado é um produto que marca a qualidade e a relevância que buscamos”, completa Pedro Kurtz, Head de Conteúdo e Relacionamento com a Indústria da Deezer na América Latina.

Para as profissionais da Rádio Novelo, o podcast também exerce um papel importante de educação política, podendo contar em detalhes sobre os passos de uma Constituição que poucos brasileiros compreendem a fundo. “As pessoas até conhecem a história do sufrágio, mas dificilmente sabem sobre a história das mulheres durante a Constituinte. A atuação delas em 1988 permitiu que atingissem 80% das demandas das brasileiras na nova Constituição. Mesmo assim, poucos sabem dizer o que foi o Lobby do Batom. E elas ainda abriram espaço para conquistas futuras, como a Lei Maria da Penha. Queríamos conhecer e ouvir essas mulheres para que esse movimento encabeçado por elas não fosse esquecido”, afirma Gabriela Varella, da Rádio Novelo, coordenadora do podcast.

“Achamos importante falar do Lobby do Batom hoje, 35 anos depois, porque foi um momento em que o feminismo ativista, de reuniões e manifestações de rua, soube buscar e aproveitar espaços institucionais duramente conquistados para alcançar vitórias que mudariam a vida das mulheres nas décadas seguintes”, diz Branca Vianna, presidente e fundadora da Rádio Novelo. 

“As lobistas, com ou sem batom, usaram e abusaram de inteligência, paciência, persistência e, acima de tudo, estratégia. Não conseguiram tudo que almejavam, mas conseguiram muito. E avançaram os direitos das mulheres como nunca antes. Deixaram para as gerações seguintes uma base sólida sobre a qual construir um futuro melhor para todas nós. É um exemplo que merece ser conhecido. E copiado”, complementa.

Deezer Originals

Ao longo dos anos, a Deezer entregou aos seus usuários experiências únicas com dezenas de produções originais, sempre focadas em retratar de forma humana, traços e histórias da cultura brasileira e sua formação como sociedade. Agora, com Jogo de Cartas, a plataforma apresenta algo ainda mais íntimo, ao contar como essas leis, e as mulheres que lutaram por elas, têm impacto direto na vida de cada brasileira. 

Venha fazer essa viagem pelo tempo e conhecer a história de mulheres que, com audácia e muita luta, moldaram parte da história do país. Confira o teaser já!

*** 

Nota para o editor:

Para embedar o material em seu site é só usar o player de widget online da Deezer clicando aqui.

O widget permite que você crie e personalize rapidamente um código de incorporação para colar no código do seu site.

Você também pode acompanhar o nosso Blog e receber nossa newsletter e assim ficar por dentro de tudo que acontece na casa da música.

Sobre Deezer  

A Deezer é uma das maiores plataformas independentes de streaming de música do mundo, com mais de 90 milhões de faixas disponíveis em 180 países, fornecendo recursos diferenciados no setor, como qualidade de áudio HiFi e uma tecnologia de recomendação inovadora. Considerada a Casa da Música, reúne artistas e fãs em uma plataforma mundial para expandir o acesso à música por meio da tecnologia. Fundada em 2007, em Paris, a Deezer é hoje uma empresa global com uma equipe de mais de 600 pessoas, com sedes na França, Alemanha, Reino Unido, Brasil e Estados Unidos, todos unidos por sua paixão por música, tecnologia e inovação. A Deezer está listada no Segmento Profissional da Euronext Paris (Ticker: DEEZR. ISIN: FR001400AYG6) e também faz parte do recém-criado segmento Euronext Tech Leaders, dedicado a empresas europeias de tecnologia com alto crescimento, e seu índice associado.

Para as últimas notícias e atualizações sobre a Deezer, clique neste link.

Mais informações à imprensa:

Marko Miller: markomiller@agenciaecomunica.com.br

Maê Montagno: maemontagno@agenciaecomunica.com.br