Novo ano, novo idioma: Estudo da Deezer aponta que playlists podem ajudar e Brasileiros e Mexicanos são os que mais usam canções para aprender novas línguas

Mais de 12 mil pessoas de seis países foram ouvidas para descobrirmos como e se as pessoas usam a música para aprender um novo idioma

90% dos entrevistados pensam que ouvir música ajuda quando tentam dominar uma nova língua

Dados mostram o espanhol em alta nos últimos cinco anos – músicas no idioma tiveram crescimento de streaming de mais de 700% no Brasil

Com o início de um novo ano, as novas metas também se tornam comuns – uma das mais desejadas, é o aprendizado de novas línguas. Se você já faz – ou está pensando em começar – aulas de idiomas, deveria também se conectar às suas playlists. Uma nova pesquisa global da Deezer envolvendo 12.000 pessoas em seis países* descobriu que mais de 90% dos entrevistados acreditam que ouvir música ajuda a dominar um novo idioma. Brasil e México foram os países com o maior índice de interessados em aprender com as canções, 62% e 61%, respectivamente. 

Quando questionados sobre o interesse em aprender sobre outras culturas, países europeus apresentam a média de 33% de respostas positivas. Entre os participantes dos EUA, 43% responderam que estavam “muito interessados”.

Segundo a especialista em idiomas e música Susanna Zaraysky, entre os motivos de brasileiros e mexicanos se interessarem mais em usar as músicas no processo de aprendizagem de línguas está o fato de línguas estrangeiras não serem tratadas como disciplinas prioritárias na maior parte das escolas. Além disso, em ambos países, a música é muito presente na cultura: embora festivais de música existam em todo o mundo, tanto o Brasil quanto o México contam com festas culturais que duram dias e tomam as cidades, como o carnaval, a festa junina ou o dia dos mortos.

Quais os benefícios de aprender uma outra língua através da música?

Quando questionados sobre os benefícios dessa forma de aprendizagem, os vencedores foram: pronúncia aprimorada (30%), uma gama maior de vocabulário (31%) e melhor memorização (29%).

Atualmente, tendo em vista que o distanciamento social necessário pela pandemia manteve muitas pessoas em casa, a música ainda ajuda a satisfazer nosso desejo de viajar. De acordo com Susanna, “queremos aprender mais sobre a cultura por trás de nossas músicas favoritas. E isso é uma das razões pelas quais é uma ferramenta ideal para a aprendizagem de línguas”. Mais de 40% dos entrevistados concordam com a especialista, pois disseram que se interessam mais ​​em outras culturas ao ouvir músicas em língua estrangeira.

Na hora da aprendizagem as canções e os sons ainda complementam e são mais descontraídos que livros didáticos comuns. “A música nos oferece uma maneira acessível de aprender gírias. Ela pode fornecer uma visão inestimável de um estilo de vida e cultura estrangeiros que contribuem com nossas habilidades de conversação”, complementa a especialista. Quase 70% dos entrevistados gerais concordaram que aprenderam pelo menos algumas gírias ou palavrões de línguas estrangeiras ouvindo músicas. Os mexicanos são os que aprenderam mais (85%) e britânicos, menos (56%).

Quais línguas – e tipo de músicas – despertam maior interesse?

Os dados levantados pela Deezer mostram que mais pessoas estão ouvindo músicas em espanhol nos últimos cinco anos. O idioma teve um crescimento de streams em músicas em espanhol de 751% no Brasil, com um aumento de 37% no Reino Unido. A quantidade de streams de faixas em francês também cresceu 283% nos EUA, no mesmo período.

A curiosidade por outras culturas não para por aí. Quase metade dos entrevistados (42%) está interessada em amor e romance quando se trata de ouvir música estrangeira. Curiosamente, é mais provável que os homens coloquem isso em prática. Um quinto dos participantes (20%) afirmam ter usado letras de músicas estrangeiras em cantadas, em comparação com apenas 7% das mulheres. 

Para aqueles que estão pensando além do jogo da conquista, a música ainda oferece uma maneira mais envolvente de ensinarmos as próximas gerações. A maioria dos adultos (80%) disse que consideraria tocar uma canção estrangeira para ajudar as crianças a aprender uma língua diferente. As mais populares, em ordem de menções, são inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. E os temas infantis são os preferidos mundialmente (50%), mas, no Brasil, os pais também estão se voltando para o Rock (40%), Gospel (32%) e Pop (42%). 

“A pesquisa revela que as pessoas estão muito abertas para aprender novas línguas por meio da música. Mas encontrar as trilhas certas pode ser difícil. É por isso que nossos editores criaram um canal dedicado com playlistspara ajudá-lo a aprender, bem como uma seleção de podcasts relacionados ao idioma. Então coloque seus fones de ouvido, aperte play e siga a letra. É uma das melhores maneiras de iniciar sua jornada linguística ”, disse Aurelien Herault, diretor de Dados e Pesquisa da Deezer.

Se você quer um impulso musical para o seu aprendizado de idiomas, confira o canal Music & Language. Você encontrará uma série de playlists que os editores criaram com base no feedback de Susanna Zaraysky, estruturadas especificamente para ajudá-lo a aprender. As faixas de 1 a 5 ajudarão a construir vocabulário, enquanto as faixas de 6 a 10 irão ajudar com a pronúncia. As de 11 à 15 foram selecionada para auxiliar no aprendizado de gírias locais, enquanto as cinco faixas finais se concentram em significados culturais.

Para explorar um novo país e idioma fora do seu, lembre de verificar o ‘Seletor de País’ da Deezer. O novo recurso oferece a flexibilidade de visualizar qualquer conteúdo local de mais de 180 países em seu idioma nativo.

*Os dados foram coletados pela Fly Research entre 29.10 e 03.11.20. A pesquisa foi conduzida globalmente com 12.042 pessoas em todo o Reino Unido, EUA, França, Alemanha, Brasil e