Responsável por 20% do mercado fonográfico brasileiro, música Gospel vem quebrando barreiras e ganhando novos públicos


Deezer completa 4 anos de projeto Gospel no Brasil e mantém expansão para as Américas

Bruna Karla e  Leonardo Gonçalves são alguns dos nomes que participarão da celebração especial de aniversário com série de lives durante o mês de outubro

Música está presente em muitos momentos de nossas vidas – e quase sempre o significado das letras representa um momento particular ou tem capacidade de mudar nosso estado de espírito, e isso não é diferente com a música cristã, que tem quebrado barreiras e ganhado novos públicos todos os dias. Com um público fiel e engajado, o Brasil é o segundo maior mercado cristão do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo dados publicados em 2018 pela Associação das Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe). Na Deezer, temos a prova deste gigante: o canal gospel figura no top 3 dos mais ouvidos dentro da plataforma desde seu lançamento.

Enquanto as playlists editoriais sertanejas têm em média 35 minutos de audição após o play, as de música cristã chegam a 54 minutos no Brasil, ou seja: os fãs das playlists Gospel, escuta no mínimo 54% mais tempo do que outros gêneros. Nem a pandemia foi capaz de frear todo esse sucesso. O número de streaming em playlists de conteúdo cristão deram uma guinada: considerando as três maiores playlists editoriais juntas (Top 50 Gospel, Top Hits Gospel e Ambiente de Adoração) de maio para junho cresceram 10,4% em número de streams e 7,4% em número de ouvintes únicos.  

O cantor Fernandinho teve crescimento de 14,28%, e Diante do Trono, liderado por Ana Paula Valadão, teve crescimento de 23,25% no período de março a maio deste ano comparado com o trimestre anterior (dezembro a fevereiro), sendo estes os artistas gospel com maior crescimento na pandemia.

Gospel na Deezer

A plataforma de áudio foi pioneira no incentivo ao gênero no País. Neste mês, a Deezer celebra 4 anos de seu Projeto Gospel, que iniciou com a criação de um canal dedicado, abriu espaço para artistas, realiza investimentos em produção de conteúdos exclusivos, participa em eventos como Marcha Pra Jesus – maior evento evangélico do Mundo, Expo Evangélica, Expo Cristã e Expolit e promove a maior premiação nacional anual do gênero, o Gospel Day.

Para comemorar o sucesso do projeto, a plataforma de streaming vai promover durante este mês uma série de lives via instagram (@deezerbr) com grandes nomes da música Cristã: todas terças e quintas-feira Bruna Karla, André Valadão, Leonardo Gonçalves e Nívea Soares – às 15h.

Além das lives, os conteúdos originais também não ficaram de fora. Serão dois Faixa a Faixa especial, projeto original da Deezer, comemorando 20 anos de lançamento de álbuns clássicos. Cassiane comentará o “Com muito louvor”, e Renascer Praise conta curiosidades de “A Pesca”. 

Pela primeira vez, a Deezer promoverá também uma playlist totalmente comentada com mais de 40 artistas, que escolheu pessoalmente uma música do seu próprio repertório gravada nesses 4 anos, e vem acompanhada de uma mensagem da importância que é passada naquela mensagem.

“É uma honra celebrar tudo o que temos conquistado juntos na indústria da música cristã nesses últimos anos. Nesses quatro anos de projeto tenho visto uma mudança consistente e temos muito pra mostrar e comemorar”, afirma Lincoln Baena, editor de Gospel da Deezer no Brasil e América Latina.