Super Bowl: dados mostram impacto do show do intervalo no aumento de streams dos artistas

Deezer revela que show do intervalo do evento esportivo já chegou a refletir um aumento de 820% em streams de brasileiros de um único single na plataforma

Todo ano, os fãs dos maiores artistas da música pop atual criam expectativas para um dos eventos mais aguardados do entretenimento: o intervalo do Super Bowl. Nos últimos cinco anos, as super estrelas The Weeknd, Justin Timberlake, Shakira, Jennifer Lopez e, recentemente, os “Hip-Hop Avengers”, Dr. Dre, Mary J. Blige, Eminem, Kendrick Lamar, Snoop Dogg & 50 Cent subiram ao palco e fizeram shows inesquecíveis de 15 minutos nesse “half time”.  No último domingo (12), a grande final da liga do futebol americano foi ainda mais especial com o comeback de uma das cantoras mais famosas do planeta, Rihanna.

Considerado um dos principais eventos esportivos do globo, que atrai milhares de espectadores vindos das mais diversas localidades a cada edição, o Super Bowl é um prato cheio para artistas e marcas que buscam estar e permanecer no topo. Não à toa, é o horário de propaganda mais caro do mundo!

Antes de nos aprofundarmos nos streams, você sabia que os artistas NÃO RECEBEM para se apresentar? E agora, você deve estar se perguntando, “mas quem paga a conta, então?” Segundo a Esquire, um dos veículos de cultura e entretenimento mais conceituados nos EUA, a própria NFL arca com um teto determinado de gastos e, geralmente, os próprios artistas e, por vezes, os patrocinadores, bancam o restante da produção do evento. Entretanto, não é porque não receberam cachê que os artistas não “ganham”. Pelo contrário – o retorno desse investimento vem em exposição e posterior aumento nas vendas de suas músicas e shows. 

Mas, afinal, o que isso significa para os artistas? Relaxa que a Deezer te explica! 

Pensando em descobrir o impacto do Super Bowl, a Deezer analisou a repercussão dos artistas antes, durante e depois do show, com base nos dados de streaming** dos astros e estrelas que se apresentaram nos últimos 5 anos.

Eis que esses dados mostraram que houve um aumento significativo nos streams antes, durante e depois do jogo. Checa só:

No último domingo (12), tivemos a final do Super Bowl 2023, onde Rihanna “brilhou como um diamante” e roubou todos os holofotes, com uma apresentação que vai ficar marcada na história. Além de trazer um medley com seus maiores hits, a artista simplesmente anunciou a sua 2ª gravidez no palco, cantando e performando para milhões de espectadores ao redor do globo.

Agora, vamos falar sobre o crescimento de Rihanna na plataforma.

Super Bowl 2023 – Rihanna

Dia da apresentação: 12/02/2023

Comparando o dia da apresentação com o dia posterior, os streams da artista cresceram 206% no Brasil e 120% no mundo em streams. Nos países que mais ouvem Rihanna, a França toma a liderança, seguida pelo Brasil, Alemanha, Reino Unido e fechando a lista, Holanda. Um dia após o Super Bowl, 3 músicas da artista passaram a ser as mais ouvidas e ganharam destaque, ficando entre o Top 100 Global da Deezer, sendo elas Diamonds, Umbrella e We Found Love.

  • Com Diamonds, houve crescimento de, aproximadamente, 203% no Brasil e 100% no mundo em streams e 175% no Brasil e 83% no mundo em usuários únicos.*
  • Umbrella também surge nas buscas com um crescimento de, aproximadamente, 176% no Brasil e 106% no mundo em streams e 161% no Brasil e 94% no mundo em usuários únicos.*
  • Por último temos We Found Love, crescendo em, aproximadamente, 204% no Brasil e 108% no mundo em streams e 187% no Brasil e 96% no mundo em usuários únicos.*

E, pra fechar o compilado de dados da artista, trazemos um ranking Brasil da setlist que “Riri” performou no Super Bowl, elencando as músicas que os brasileiros mais ouviram na plataforma após o espetáculo:

  1. Diamonds
  2. Umbrella
  3. We Found Love
  4. Only Girl (In the World)
  5. Work
  6. Where Have You Been
  7. Bitch Better Have My Money
  8. Rude Boy
  9. Wild Thoughts
  10. Pour It Up
  11. Run This Town

Super Bowl 2022 – Dr Dre, Kendrick Lamar, Eminem, Missy Elliott, 50 Cent e Snoop Dogg

Dia da apresentação: 13/02/2022

O ano de 2022 marcou o retorno gradual dos eventos presenciais e, dessa vez, o campo do Super Bowl se transformou em palco para grandes nomes do hip-hop, em uma performance colaborativa apresentando hits como: Lose Yourself, In da Club, California Love e Family Affair.

Em meio a tantas estrelas, Dr Dre foi o artista com a maior busca na plataforma, considerando os dias de pré-evento, evento e pós-evento, tendo um crescimento de 90% no Brasil e 84% no mundo em streams. Dentre as músicas performadas, Lose Yourself, do Eminem, foi a que mais se destacou, com um crescimento de 90% no Brasil e 83% no mundo em streams, no mesmo período.

Super Bowl 2021 – The Weeknd

Dia da apresentação: 07/02/2021

O cantor, compositor e produtor musical no pop internacional, The Weeknd, teve seu grande momento no Super Bowl em meio à uma pandemia global. Ou seja, pela primeira vez na história, não havia uma multidão nas arquibancadas. Ainda assim, o brilho da estrela canadense não se apagou e Abel trouxe seus hits Blinding Lights, Can’t Feel My Face e The Hills, que tiveram um crescimento de, respectivamente, 20%, 64% e 55% em streams no Brasil e no mundo.

Super Bowl 2020 – Shakira e J.LO

Dia da apresentação: 02/02/2020

Com duas latinas no comando do “maior show da Terra”, o Super Bowl 2020 protagonizou um momento emblemático, em que os Estados Unidos rediscutiam os direitos dos migrantes. No palco do evento, Shakira e Jennifer Lopez abraçaram a cultura da América Latina e cantaram hits inesquecíveis como Hips Dont Like, Jenny From The Block e Gypsy. Além disso, convidaram os astros do reggaeton, J Balvin e Bad Bunny, para uma festa cheia de energia.

Nos três dias entre o Super Bowl, (pré, evento, pós), Jenny From The Block literalmente dominou os plays e teve  um crescimento de, aproximadamente, 820% no Brasil e 155% no mundo em streams. Passada uma semana do Super Bowl (09/02/20), os streamings ainda apresentavam crescimento de 411% no Brasil e 87% no mundo, comparando com os números do dia do show. No mesmo período (pré, evento, pós) o hit Gypsy de Shakira foi ainda mais longe, em um pico de streams onde cresceu, aproximadamente, 1.200% no Brasil e 170% no mundo. 

Super Bowl 2019: Maroon 5

Dia da apresentação: 03/02/2019

Uma das bandas mais populares do mundo, Maroon 5, entrou em campo com todo o carisma que apenas o vocalista Adam Levine entrega e trouxe para o evento, os grandes clássicos do grupo: Sugar, Girls Like You, Payphone. Nos três dias entre o Super Bowl, (Pré / Evento / Pós), as músicas Girls Like You e Payphone tiveram um crescimento de, respectivamente, 70% e 80% em streams no Brasil

Super Bowl 2018 – Justin Timberlake

Dia da apresentação: 05/02/2018

Em 2018, Justin Timberlake fez do show do intervalo o seu palco, trazendo ao público canções como Can’t Stop The Feeling e Mirrors, com seu jeito sensual e passos de dança envolventes, o artista teve um crescimento de, aproximadamente, 100% em streams no Brasil e 122% no mundo no dia de sua apresentação, em comparação com a semana anterior. Nesse mesmo período,  Mirrors teve um crescimento de 77% no Brasil e 54% no mundo em streams.

O show do intervalo do Super Bowl tem um efeito enorme no comportamento de consumo dos usuários da Deezer, trazendo um crescimento geral no número de streams dos artistas e suas músicas. Ano após ano, mais e mais fãs de todas as faixas etárias se inspiram e procuram os artistas que se apresentam no evento para ouvir suas músicas após o show. E aqui fica a pergunta: Os artistas ganham ou não ganham para performar no Super Bowl?

* O termo “usuários únicos” se refere a pessoas diferentes que ouvem a mesma faixa.

Sobre Deezer  

A Deezer é uma das maiores plataformas independentes de streaming de música do mundo, com mais de 90 milhões de faixas disponíveis em 180 países, fornecendo recursos diferenciados no setor, como qualidade de áudio HiFi e uma tecnologia de recomendação inovadora. Considerada a Casa da Música, reúne artistas e fãs em uma plataforma mundial para expandir o acesso à música por meio da tecnologia. Fundada em 2007, em Paris, a Deezer é hoje uma empresa global com uma equipe de mais de 600 pessoas, com sedes na França, Alemanha, Reino Unido, Brasil e Estados Unidos, todos unidos por sua paixão por música, tecnologia e inovação. A Deezer está listada no Segmento Profissional da Euronext Paris (Ticker: DEEZR. ISIN: FR001400AYG6) e também faz parte do recém-criado segmento Euronext Tech Leaders, dedicado a empresas europeias de tecnologia com alto crescimento, e seu índice associado.Para as últimas notícias e atualizações sobre a Deezer, clique neste link.